20/01/2025 às 19:54:20

Como é o dia de Finados ao redor do mundo?



Celebrado no Brasil no dia 2 de novembro, o Dia de Finados é uma data dedicada a homenagear aqueles que já se foram. É um momento para nos lembrarmos com carinho e respeito dos nossos entes queridos e pessoas que fizeram parte da nossa comunidade.

Em muitas culturas, é comum que as pessoas aproveitem o dia para visitar cemitérios, acender velas e fazer orações, a fim de expressar o luto ou, então, desejar um bom direcionamento para a alma da pessoa falecida.


Mas será que é assim em todos os lugares? Como é que se celebra o Finados ao redor do mundo?

Acompanhe essa leitura conosco e saiba mais sobre essa data. 

Por que se celebra o Finados ao redor do mundo?

 

Como sabemos, a morte tem diferentes significados de acordo com as convicções culturais e, também, um significado individual. Encarar a finitude da vida é uma tarefa complexa, pois é algo que não podemos controlar.

Sendo assim, a ocasião de Finados também é um reconhecimento dos impactos emocionais, espirituais e sociais que este assunto exerce sobre os vivos, permitindo que lidem com a perda e encontrem sentido no ciclo da vida e da morte.


A prática de dedicar um dia para honrar os mortos é bastante antiga.


Os romanos, por exemplo, contavam com as Lemúrias, uma ocasião do ano em que se acreditava que os espíritos dos mortos voltavam ao nosso plano. Nesse sentido, era um momento de “acalmar” os espíritos, purificar as casas e fazer com que voltassem ao seu descanso.


Em muitas interpretações sobre o dia de Finados ao redor do mundo, existe a necessidade de manter viva a conexão com os antepassados como uma forma de preservar tradições e manter a herança imaterial de uma família ou comunidade.


Nesse sentido, os povos de diferentes localidades encontraram diferentes formas de lidar com essa tarefa e, por isso, o dia de Finados ao redor do mundo é tão diverso!


Confira, a seguir, como essa data é vivenciada pelo mundo afora.

Finados no Brasil

No Brasil, o dia de finados tem forte influência religiosa e é marcado principalmente pela saudade e pela nostalgia.

Como sabemos, as pessoas costumam visitar os cemitérios, levando flores, acendendo velas e fazendo orações.


Por conta do teor religioso da data, sobretudo católico, o dia de Finados também é um momento em que os vivos pedem para que a alma dos falecidos tenha um bom direcionamento e, assim, chegue aos céus.


Dias antes do 2 de novembro, é comum que as famílias façam a limpeza dos túmulos, como forma de mostrar o valor que as famílias dão aos entes queridos.


Em algumas localidades do país, são produzidos bonecos de cera para representar aqueles que já se foram, expostos em desfiles que trazem a memória dessas pessoas.

Finados no México

Diferentemente da nossa cultura, em que o dia de Finados é visto com saudade e nostalgia, o Día de los Muertos no México é uma ocasião de festa.


Celebrado entre o final de outubro e o começo de novembro, próximo do nosso dia de Finados, a festividade herda tradições incas e astecas. Para esses e demais povos indígenas, a morte era vista como um processo positivo.


Apesar de se manifestar de diferentes formas pelo país, alguns elementos são comuns na festividade mexicana como um todo: 

  • Altares coloridos, com oferendas, homenagens e elementos associados aos entes queridos

  • Caveiras feitas com açúcar, água quente e limão

  • Esqueletos com roupas e adereços

  • Uso de bastantes flores na decoração

  • La Catrina, inspirada no quadro de José Guadalupe Posada, que é a caveira de uma dama da alta sociedade.

Por lá, a festa pode durar vários dias, e é considerada pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Finados nas Filipinas


Nas Filipinas, no dia de Finados (ou feriado de Undás), os cemitérios do país são tomados por festivais, orações, piqueniques ou até acampamentos de familiares dos entes queridos.

A ideia é como criar um momento em família, em um misto de luto e celebração dos valores familiares. Nesses momentos, também são comuns cantos e danças em homenagem aos mortos.


As estadias noturnas nesses locais gera quase uma “floresta de velas” nos cemitérios, o que ajuda a compor um lindo cenário. 

Finados na Espanha

Na Espanha, o que se comemora, na realidade, é o Dia de Todos os Santos, que se celebra em 1º de Novembro.

Assim como o dia de Finados no Brasil, os espanhóis vivenciam uma atmosfera de respeito e saudade. As famílias visitam os cemitérios, depositam suas flores e orações, fazendo grandes viagens para isso se for necessário.


No entanto, na Espanha, o dia de Finados ganha um toque culinário com o Hueso de Santos, uma sobremesa comum na data, feita com marzipã, ovos e uma calda semelhante ao mel.

 

Conclusão

Como vimos, o ato de homenagear e direcionar os pensamentos para aqueles que já se foram é muito antigo.

As diferentes civilizações encontraram diferentes maneiras de lidar com a interpretação da morte e do luto e, dessa forma, surgiram as diferentes celebrações de Finados ao redor do mundo.


Neste texto, trouxemos algumas informações sobre o dia de Finados em 4 países diferentes, com visões distintas o dia de Finados: nostalgia, festividade, momentos de qualidade e reencontros.

Independentemente da crença, a Funerária Nossa Senhora do Carmo reafirma seu respeito por esse processo.


Há mais de 50 anos, nossos serviços buscam atender as famílias que perderam um ente querido, para que possam voltar sua atenção à memória dos que já se foram.


Em nosso blog, contamos com mais conteúdos como este: leia nossos outros artigos e acompanhe o nosso trabalho também pelas redes sociais.


Até breve.